Arquitetura e Urbanismo

O melhor museu da viagem!

10/03/2016 • 2 Comentários

Da mesma maneira que fevereiro chegou, ele também já se foi, muito desta rapidez se deu porque foi meu mês de férias e nós colocamos o pé na estrada sem perda de tempo. Um dos destinos foi Santiago do Chile! Registrei parte desta viagem com algumas fotos lá no instagram!

E finalmente conheci este museu que tem uma arquitetura incrível, que satisfaz muito o meu gosto arquitetônico!

Amanda-e-Museu

O melhor sobre esta construção é que eu e ela temos uma história em comum. Eu, ainda quase uma arquiteta nos tempos da faculdade, tive o prazer de visitar uma exposição que estava tendo na Belas Artes (minha facul) na qual o canteiro de obras da construção deste museu foi transmitida em tempo real, durante as 24 horas do dia. Tudo isso porque um dos arquitetos que comandava o escritório que projetou o Museu, era professor por lá! Na ocasião a construção estava na etapa de fundação e tudo que se via, era o trabalho árduo em fazer o projeto acontecer.

Sabe? Poder desbravar o mundo, olhando de perto para tudo aquilo que passei anos estudando e desejando conhecer, não tem preço. Principalmente aquelas arquiteturas com as quais você se identifica, pelas quais você se apaixona, essas são de fazer o coração parar e se manter quieto para podermos apreciar aquele momento!

Amanda-olhando-museu

Fizemos nossa visita em uma quinta feira ensolarada e seca (como boa parte dos dias de verão no Chile) e chegar até lá foi bem fácil. O metrô te leva para a maioria dos lugares em Santiago, e a estação Quinta Normal, é a mais próxima do museu.

Imagem de Amostra do You Tube

Além da arquitetura, que vocês podem conferir no vídeo, a exposição é ótima (mas infelizmente não conseguimos filmar e fotografar dentro do museu). Tem muito material e informações bem completas a respeito do período da ditadura militar do Chile, com vídeos e relatos de pessoas que vivenciaram este período.

Acesso-Museu
Acesso do museu, pela edifício base que dá suporte a barra maior, e fica integrada a praça na parte plana.

Com certeza é um lugar que merece a visita. Para poder compreender melhor aquele povo, aquele país, e as lutas necessárias para que dias melhores viessem!

Amanda-e-Mensagem

Outra curiosidade muito bacana é que a tomada do poder no Chile aconteceu em 11 de setembro de 1973. E o museu tem muita similaridade com o museu do 11 de setembro de 2001 de Nova York, principalmente com relação a exposição e a maneira como ela é transmitida ao público.

Enfim, tudo por lá é bastante fascinante. E para quem curte história e arquitetura, não podem perder este passeio!

Obrigada!

Beijos, Amanda!

Autoria do Projeto: Estúdio América [Carlos Dias, Lucas Fehr, Mário Figueroa + Roberto Ibieta]
Fonte (informações e imagens): http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/193/nunca-mas-um-edificio-lamina-se-eleva-sobre-o-espaco-169508-1.aspx

beijos, Amanda
2 comentários
  1. Identidade Click - 16/04/2016 - 20h04

    Estive recentemente em Santiago e eu não imaginava que a viagem seria tão maravilhosa! Realmente esse museu é muito lindo, de uma arquitetura ímpar! O mais legal é dentro dele! Aquela parte lá em cima que imitam velas é sensacional! 😉

    ——————————————————-
    VITOR DANTESCO
    IDENTIDADE CLICK – http://identidadeclick.wordpress.com

  2. Fabiana Eggert - 19/04/2016 - 13h38

    Olá! Tudo bem?

    Acabei de conhecer seu blog, e já me apaixonei!

    Posso te pedir uma coisa? (como assim a pessoa nem chega e já vai pedindo coisas, mas pense pelo lado positivo, será bom para ambos os lados). Poderia cadastrar o seu blog no Blogloving’, ele é um aplicativo que utilizo (e sei que muitas outras pessoas também!) para acompanhar tantos outros blogs que amo, ficarei feliz se atender meu pedido.

    Pois na minha opinião com a correria do dia a dia, acabamos fazendo tudo pelo telefone, e mesmo com essa correria, eu não deixo de prestigiar os grandes(conhecidos, amados, famosos) blogs e os novos que se tornam meus queridinhos pois já chegam cada vez mais ricos de conteúdo e beleza, fazendo com que possamos crer que na blogosfera existe amor, e pessoas que fazem por amor e não por interesse em dinheiro e fama (pelo menos em meu caso, não quero generalizar), bom acho que já falei demais, pedi demais… mas parei para comentar mesmo para parabenizar.

    Beijos, beijos…até mais!